Rizotomia
A rizotomia é um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, realizado com cânulas da espessura de uma agulha. Essas cânulas apresentam em sua extremidade a capacidade de causar uma lesão térmica nas terminações nervosas que identificam a dor. Dessa forma as vias neurológicas que enviam a dor para o cérebro param de mandar esses estímulos desagradáveis. Melhorando os sintomas de dor.
O procedimento é indicado para pacientes que apresentaram melhora significativa da dor após um bloqueio (infiltração na coluna), mas que voltaram a sentir dor após alguns meses de realização do bloqueio teste.
Anestesia
A rizotomia é realizada com sedação leve e um ponto anestésico na pele, no local onde as agulhas irão ser introduzidas.
Internação e pós-operatório
Para o procedimento de rizotomia, o paciente não precisa ficar internado, pode ir para a casa no mesmo dia, assim que passa a sedação. No dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode voltar a sua vida normal, podendo dirigir, fazer caminhadas e trabalhar.
Riscos e complicações
A rizotomia é um procedimento de baixo risco. Nos primeiros dias após o procedimentos é normal ter dor local e parestesia, que normalmente melhoram em até uma semana.