Viscossuplementação
O procedimento de infiltração para viscossuplementação é realizado em consultório. Consiste em realizar uma aplicação intra-articular de ácido hialurônico.
Ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente em nosso organismo, tanto nas articulações como em outros órgãos, como o olho e a pele, mas que encontra-se diminuída e alterada nas articulações doentes. Tem tanto funções mecânicas de lubrificação e melhora da mobilidade articular, como propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Pode ser realizado nas principais articulações: joelho, quadril, ombro e tornozelo, no entanto, a infiltração é mais realizada nos joelhos, por ser uma articulação de carga, responsável por sustentar o peso do corpo, e está sujeita a repetidos impactos durante a vida.
A infiltração de ácido hialurônico melhora a dor, função, qualidade de vida e, principalmente, altera positivamente a evolução da doença, protegendo a articulação e retardando complicações.
Indicações para viscossuplementação
- Pacientes com quadros de condropatia, ou seja, lesões da cartilagem que reveste e protege as articulações.
- Pacientes com lesão não só da cartilagem, como também do osso abaixo dela, nesses casos a doença degenerativa tem o nome de artrose.
Medidas adjuvantes
Após a viscossuplementação, é de suma importância o paciente se comprometer a realizar as medidas adjuvantes para proporcionar um melhor resultado e uma saúde mais prolongada da articulação. Essas medidas incluem diminuição do peso, alongamento, fortalecimento muscular e evitar atividades de impacto.