Artrose
Em todas as articulações do nosso corpo as extremidades ósseas são revestidas por um tecido protetor, que tem a função de absorver o impacto e proteger do atrito gerado pelos movimentos do dia a dia.
Esse tecido de revestimento é a cartilagem articular.
Como o passar dos anos, essa cartilagem passa por um processo de desgaste, podendo ocorrer fissuras e erosões em sua superfície, é a chamada condropatia ou condromalácia.
Em cada pessoa esse processo evoluiu em um tempo diferente, a dependente de fatores individuais, como o peso corporal, frequência e intensidade das atividades físicas etc.
Quando então o desgaste de toda essa cartilagem que protege os ossos ocorre, as superfícies ósseas passam também a sofrer desgastes e podem ocorrer reações inflamatórios locais, aí sim, temos a chamada artrose ou osteoartrose.
Ela pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, porém é mais comum artrose nos joelhos, artrose nos quadris e artrose nos dedos das mãos.
Sintomas de Artrose
O primeiro e principal sintoma da artrose é a dor.
Ela aparece porque as micro lesões no osso abaixo da cartilagem geram um processo inflamatório local importante estimulando os receptores de dor da articulação.
Muitas vezes essa dor é mais intensa assim que o paciente acorda ou após ficar muito tempo sem fazer movimentos. Quando a dor da artrose acomete os joelhos e quadris ela também piora após ficar muito tempo em pé ou andar por longas distancias.
Juntamente com a dor, podem ocorrem episódios de edema e inchaço na articulação acometida. Também uma consequente do processo inflamatório local, a chamada osteoartrite.
Outro sintoma comum na artrose é a rigidez articular. Com a diminuição da amplitude do movimento tem-se a sensação de que a junta está mais dura e rígida.
Um dos motivos dessa rigidez é a diminuição da produção do líquido sinovial, literalmente um gel que a cartilagem produz e que lubrifica a articulação e facilita o movimento.
Esse gel pode ser “reposto” com uma substância chamada ácido hialurônico, mais bem explicado em nosso outro artigo sobre viscossuplementação.
Em casos mais avançados de osteoartrose podem ocorrer deformidades e desalinhamento daquela região do corpo acometida. Os joelhos e os dedos ficam tortos e diminuição seu movimento.
Tratamento para Artrose
A artrose é uma alteração degenerativa, ou seja, evolui de forma lenta e progressiva ao longo de vários anos e infelizmente não tem volta. Aquela cartilagem perdida e aquele osso já desgastado não voltaram a ser como antes.
Mas, felizmente, apesar de não ter cura, existe tratamento.
O processo inflamatório que causa a dor pode ser contido com medicamentos anti-inflamatórios, tanto orais, como tópicos.
Nos casos iniciais, até mesmo analgésicos simples pode ajudar na melhora da dor, porém o principal tratamento para melhorar os sintomas e evitar a evolução do quadro é a atividade física com fortalecimento e alongamento da musculatura daquela articulação. Nessa hora a fisioterapia tem um papel fundamental.
Outra medida de grande ajuda na melhora das dores são as infiltrações e os bloqueios.
Medicamento anti-inflamatórios podem ser infiltrados diretamente na articulação, melhorando de forma eficiente a dor e permitindo uma adequada reabilitação.
Os bloqueios são técnicas onde o médico intervencionista em dor “desliga” o nervo responsável por avisar ao cérebro que aquela junta está com dor. Para tanto, ele pode usar medicações anestésicas ou mesmo queimar esse nervinho com uma cânula própria para o procedimento. Esse último caso é a chamada denervação.
Em casos mais avançados, quando o tratamento conservador não tem mais resultado e as dores não melhoram, pode-se lançar mão da cirurgia com substituição da articulação, é a chamada artroplastia.