Carregando...

Epicondilite Lateral

Uma condição bastante conhecida, e que todo mundo já deve ter ouvido falar, é a tendinite. Entretanto, existe uma tendinite em especial que tem características específicas e que, muitas vezes, é de difícil tratamento: Epicondilite Lateral

Tendinite nada mais é que uma inflamação em algum tendão do nosso corpo. A Epicondilite Lateral acomete a origem dos tendões responsáveis por fazer a extensão, ou seja, esticar e levantar o punho e os dedos da mão. Esse local fica na “pontinha”, na extremidade lateral do cotovelo.

A causa da Epicondilite Lateral está relacionada com movimentos repetitivos e com consequente inflamação e micro lesões do tendão. Essa doença também pode ser chamada de cotovelo de tenista, pois ela é frequente nos praticantes do esporte.

Sintomas relacionados com Epicondilite Lateral

O principal sintoma de Epicondilite Lateral é a dor na face lateral do cotovelo. Exatamente nessa pontinha de osso que o tendão origina. Algumas vezes, essa dor pode se estender ao longo do antebraço em direção ao dorso da mão.

Ela pode ser iniciada pelo toque na região ou por movimentos como pegar uma garrafa, segurar uma sacola ou abrir a tampa de um vidro.

O Teste de Cozen é uma manobra que o médico pode fazer no exame físico e que dá grandes indícios de que a patologia está presente. O teste consiste em o médico pedir ao paciente que realize movimentos com o punho enquanto o cotovelo está posicionado a 90º e o antebraço em pronação.

Uma característica marcante da epicondilite lateral é ela ser uma doença de início lenta e que pode durar até vários meses. Tornando-se crônica e de difícil controle.

Tratamento da Epicondilite Lateral

Existem muitas opções de tratamento para a epicondilite lateral. Normalmente necessita-se da associação de vários deles para que a patologia melhore.

Inicialmente prescrevemos medicamentos analgésicos. Os anti-inflamatórios nem sempre tem um bom resultado.

A fisioterapia com muitos exercícios de alongamento e fortalecimento muscular é imprescindível. Sempre orientamos o paciente a também fazer exercícios de alongamento dessa região em casa. Bem como compressa de gelo.

Uma órtese chamada de tennis elbow pode ser usada durante algumas horas do dia, a fim de evitar que a musculatura extensora trabalhe de forma exagerada. Existem dezenas de opções no mercado.

Nunca devemos esquecer que o fator causal deve ser eliminado. A digitação de forma inadequada ou algum movimento repetitivo no trabalho deve ser identificado e evitado.

Outra opção de tratamento são as infiltrações com corticoide ou a viscossuplementação com o ácido hialurônico.

A infiltração com corticoide tende a dar um efeito mais imediato, porém tem um tempo limitado de melhora. Outra substância utilizada na infiltração é o ácido hialurônico, que tem propriedades anti-inflamatórias e regenerativas.

No último caso, em raras situações pode-se realizar o tratamento cirúrgico.

Usamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua experiência e para fins de publicidade de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar interagindo com este site, você concorda com estas condições. Saiba mais.